O espaço feira como estratégia de fortalecimento da produção orgânica em Santarém- Pará

Autores

  • PEREIRA, Ana Jéssica Guimarães Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA,
  • CASTRO, Maria Soraia Aguiar Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA
  • FERNANDES, Tayane Pedroso Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA
  • DAVID, Elizama Leite Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA
  • SILVA, Danielle Wagner Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Palavras-chave:

Mercado de Produtos orgânicos, Transição Agroecológica, Amazônia

Resumo

O trabalho visa discutir a importância da feira como espaço mediador da produção orgânica
em Santarém-Pará. A pesquisa foi organizada através de entrevistas feitas a partir de questionários
semiestruturado com 30 agricultores familiares que comercializam produtos na feira
do Mercado Municipal de Santarém, denominada feira do Mercadão 2000. De acordo com os
resultados, a feira valoriza a comercialização dos produtos orgânicos e, consequentemente,
proporciona visibilidade para o consumo de alimentos saudáveis por parte dos clientes. Desse
modo, tem despertado interesse de produtores convencionais à adoção de práticas orgânicas,
fomentando o processo de transição agroecológica.

Downloads

Publicado

2018-08-23