A Agroecologia e a mídia: (in)visibilidades, atores e enquadramentos
Palavras-chave:
ideologia ambiental, discurso, comunicação ambiental, sociologia ambientalResumo
A construção do conhecimento agroecológico vem se delineando por meio de debates entre
diferentes campos científicos e sociais, cada um dos quais conferindo justificação e legitimidade
aos significados agenciados. A Agroecologia vem se delineando como ciência, prática
e movimento social que propõe novos paradigmas para pensar e agir sobre a terra, sua base
epistemológica se fundamenta no Pensamento Complexo e na Economia Ecológica. As disputas
relacionadas à ocupação do território agrícola ocorrem em diversas arenas, entre elas,
as disputas discursivas observadas na mídia, que se apoiam em discursos socioambientais
fundamentados, predominantemente, no racionalismo econômico. A análise da representação
da Agroecologia pela mídia tem revelado que, ao lado da relativa invisibilidade de temas ainda
tratados como alternativos, prevalece a reafirmação de uma visão de mundo que subordina a
natureza e as pessoas aos padrões e interesses economicistas.