Percepção dos alunos do ensino fundamental em relação ao consumo e a educação ambiental promovida pela escola
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Práticas de ensino, PreservaçãoResumo
A educação ambiental contribui para formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades
com o meio. O objetivo desta pesquisa exploratória foi conhecer a percepção que
os alunos atribuem ao consumo e a educação ambiental promovida pela escola. Os dados
foram coletados por meio de um questionário, e analisados segundo a proposta de Brandalise
(2008). Pode-se perceber interesse nas questões relacionadas ao consumo ecológico. A percepção
ambiental registrou, na maioria dos quesitos, grande possibilidade de possuir consciência
ecológica. O consumo ecológico resultou potencial possibilidade de possuir consciência
ecológica. Em relação a educação ambiental na escola os alunos sugeriram palestras sobre
os temas: reflorestamento, cuidado e destino do lixo, preservação dos rios e mananciais. Conclui-
se que muitos desafios são apresentados a escola, tornando-se necessário a articulação
de ações educativas mais práticas e dinâmicas para serem trabalhados temas ambientais.