Estratégias de abordagem agroecológica com educadores no âmbito de escolas rurais do Nordeste Paraense

Autores

  • BORGES, Anna Christina Monteiro Roffé Embrapa Amazônia Oriental
  • MATOS, Lucilda Maria Sousa de Embrapa Amazônia Oriental
  • BATISTA, Juliana Andréa Oliveira Embrapa Amazônia Oriental
  • ARAGÃO, Débora Veiga Embrapa Amazônia Oriental
  • SHIMIZU, Maurício Kadooka Embrapa Amazônia Oriental
  • SÁ, Tatiana Deane de Abreu Embrapa Amazônia Oriental

Palavras-chave:

Projeto Tipitamba, Agricultura sem queima, Minibibliotecas da Embrapa, Amazônia, Sustentabilidade

Resumo

O presente artigo visa relatar a experiência do Projeto Tipitamba da Embrapa Amazônia Oriental
em discutir estratégias de abordagem agroecológica com educadores no âmbito das escolas
rurais do Nordeste Paraense, usando como ferramenta as Minibibliotecas da Embrapa.
Foi realizado um encontro para promover a troca de experiências entre educadores e discutir
estratégias para articular o uso do acervo à matriz curricular das escolas rurais, oportunizando
o intercâmbio de conhecimentos sobre agricultura sem queima e educação do campo entre
educadores, pesquisadores e técnicos. A formação de um grupo interdisciplinar foi proposta
para o exercício de produção coletiva de conteúdos, valorizando a criação de materiais específicos
regionais. Os educadores avaliaram como um encontro estimulante e importante para
o surgimento de novos projetos em suas comunidades rurais devido à oportunidade de trocas
de saberes e o incentivo a cuidar do meio ambiente.

Downloads

Publicado

2018-08-21