O projeto profissional de vida do jovem (PPVJ) na afirmação do conhecimento agroecológico em um centro de formação por alternância

Autores

  • ANJOS, Olga Oliveira dos Casa Familiar Rural de Zé Doca – MA
  • OLIVEIRA, Bruno Luiz Chung Casa Familiar Rural de Zé Doca – MA
  • CRUZ, Leo Martins da Casa Familiar Rural de Zé Doca – MA
  • CATANHÊDE, Ilka South de Lima Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Maracanã

Palavras-chave:

Educação do campo, Casa Familiar Rural, Escola

Resumo

A formação de jovens no meio rural sempre foi uma tarefa difícil. A maioria das comunidades
rurais não dispõem de escolas com ensino específico para a realidade do campo. A pedagogia
da alternância através dos Centros de Formação por Alternância (CEFAs) tem suprido
essa lacuna. Nesse sistema, os jovens alternam períodos de estudo na escola com períodos
de aprendizagem no espaço familiar. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de monitoria
na elaboração do Projeto Profissional de Vida do Jovem (PPVJ) e de que forma o conhecimento
agroecológico está inserido nesses projetos. A monitoria foi realizada na Casa Familiar
Rural do município de Zé Doca – MA, de Novembro 2016 a Março de 2017. Foram elaborados
16 PPVJs nas áreas de olericultura, fruticultura, piscicultura e bovinocultura. Os PPVJs tiveram
como objetivos a produção de alimentos com base em práticas sustentáveis, reafirmando a
importância do método em alternância para a construção do conhecimento agroecológico.

Downloads

Publicado

2018-08-21