Metodologia participativa da árvore dos sonhos para interrelação de diferentes juventudes do campo
Palavras-chave:
Ambiente pedagógico, Educação contextualizada, troca de saberes, AgroecologiaResumo
Ao mesmo tempo em que o sistema capitalista utiliza a educação “bancária”, para a formação
de pessoas na perspectiva de emprego para o mercado de trabalho, a Agroecologia surge
com base na proposta da educação como prática de liberdade e por meio das metodologias
participativas propõe a construção e socialização dos saberes. A Metodologia da “árvore dos
sonhos” cria um ambiente pedagógico acolhedor e familiar para que a interação dos seres
ali presentes seja mais fortalecida. Esta Metodologia foi aplicada com jovens de diferentes
regiões do brejo paraibano e fez parte da abertura do curso de formação em práticas agroecológicas
“As cores do Solo”. A ideia central objetivada foi criar um ambiente pedagógico onde
estes jovens pudessem expressar suas diferentes expectativas diante dos desafios existentes
para as juventudes. Possibilitando que os jovens se percebessem desde já participando do
processo, potencializando a luta por uma sociedade mais Agroecológica.