Levantamento de indicadores de sustentabilidade do sistema de criação do IFPA – Campus Castanhal
Palavras-chave:
Enfoque sistêmico, meio ambiente, ensino agrárioResumo
O IFPA-Campus Castanhal no Contexto do ensino agrário voltado para a população amazônica,
busca inserir a discussão sustentável na formação desses sujeitos. Com isso objetivou-se
com este trabalho, realizar o levantamento de indicadores de sustentabilidade nos subsistemas
de criação de caprinos e ovinos da instituição em questão, coletando dados através de
entrevista e observação direta valendo-se do enfoque sistêmico. A Metodologia utilizada foi de
acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pressão/Estado/Impacto/
Resposta (PEI/ER). Foi identificado onze descritores e dezessete indicadores. Esses indicadores
foram selecionados de maneira que permita a interação entre as dimensões econômicas,
sociais e ambientais. Estes descritores e indicadores destacam-se devido à importância
no processo de desenvolvimento do subsistema de criação de caprinos e ovinos na Instituição
de ensino e na formação técnica/teórica dos discentes.