Estratégias econômicas de comercialização de produtos agropecuários: o caso da Feira Regional de Economia Solidária e Agroecologia
Palavras-chave:
produtos processados, produção familiar, vendas diretaResumo
A comercialização envolve processos complexos e contínuos, levando à manifestação de estratégias
para a permanência no mercado. A partir desta perspectiva, objetiva-se com este estudo
analisar as estratégias de comercialização de produtos agropecuários, na IV Feira Regional
de Economia Solidária e Agroecologia (FESA), no município de Laranjeiras do Sul, em 2016.
Justifica o trabalho a necessidade de estudos para o debate teórico sobre as estratégias de
comercialização de produtos de base ecológica, para ampliação de mercados alternativos e
desenvolvimento da agroecologia bem como a sistematização das estratégias utilizadas. Foi
realizada pesquisa descritiva através de estudo de campo. Os dados foram coletados durante
a IV FESA. Os produtos foram separados em categorias, por fim analisados com enfoque nas
estratégias de comercialização. Concluiu-se que houve maior comercialização de produtos processados,
reforçando a importância destes na geração de renda para os pequenos agricultores.