O aprender fazendo: construção de uma roça sem fogo em uma unidade familiar da Amazônia paraense

Autores

  • CARMO, Iron Dhones de Jesus Silva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia – NEA
  • MELO, Acácio Tarciso Moreira de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia – NEA
  • BATISTA, Maria Grings Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia – NEA
  • MOURA, Amanda Soares de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia – NEA

Palavras-chave:

Agricultor Familiar, Conhecimento Agroecológico, Amazônia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência técnica de implantação de uma área
de roça sem queima, que consiste em uma prática agroecológica de manejo e conservação
do solo, para culturas de ciclos sazonais, e contou com a participação de alunos e professor
do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. A
atividade ocorreu em um estabelecimento agrícola familiar de um assentamento da reforma
agrária e possibilitou a criação de uma Unidade de Pesquisa Pedagógica de Experimentação
Agroecológica - Upea, sobre coordenação do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia
na Amazônia – NEA. Foi fundamental no processo o estabelecimento do diálogo e articulação
entre os conhecimentos dos educadores, educandos e agricultores envolvidos nessa
experiência, levando a construção do conhecimento agroecológico na Amazônia Paraense.

Downloads

Publicado

2018-08-22