Ciência experiência: o papel da troca de saberes a partir do protagonismo dos agricultores e organizações na formação acadêmica no sertão do são francisco - PE/BA

Autores

  • FREITAS, Helder Ribeiro PPGExR/UNIVASF
  • COELHO, Suellen Bispo UNIVASF
  • BRAGA, Vashtir R. Dos S. UNIVASF
  • VERDE, Diego Cesar A. Lima UNIVASF
  • MARINHO, Cristiane Moraes IFSertão-PE/PPGExR UFSM
  • GONÇALVES-GERVÁSIO, Rita de Cássia Rodrigues PPGA-PV/UNIVASF

Palavras-chave:

Troca de saberes, Ensino em Agroecologia, Transição Agroecológica

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar processos de intercâmbio, trocas de experiências e
construção de conhecimentos agroecológicos promovidos pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos
Sertão Agroecológico a partir do protagonismo dos agricultores e organizações e suas
experiências. Estas ações foram realizadas pelo Sertão Agroecológico em processos de execução
de projetos de extensão com interface com a pesquisa bem como em atividades de ensino
coordenadas pelo núcleo junto a agricultores(as), comunidades e organizações nos Territórios
do Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano. Durante as atividades, discentes
e professores(as) tiveram a oportunidade de interagir com as experiências em agroecologia,
produção orgânica, agricultura urbana e periurbana, convivências com o semiárido e educação
contextualizada nos referidos territórios. Tais vivências aproximaram os agricultores(as)
da comunidade universitária e possibilitou interações dialógicas e perspectivas mais solidárias
nos processos de intervenção nos campos do ensino, pesquisa e extensão universitária.

Downloads

Publicado

2018-08-23