A importância da implantação da disciplina de agroecologia a partir de uma visão ecopedagogica nos currículos escolares

Autores

  • LIMA, Evelyn Maria Alexandre da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • BARBOSA, Lucas Bras Universidade Federal da Paraíba
  • SANTOS, Karolayne Alves dos Universidade Federal da Paraíba
  • ARAÚJO, Albertina Maria Ribeiro Brito de Universidade Federal da Paraíba
  • FILHO, Carlos Roberto Marinho da Silva Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Educação, ecopedagogia, alimentação, agrotóxicos

Resumo

A finalidade da presente pesquisa é de discutir a importância da Introdução da agroecologia
como currículo escolar, com o intuito de pondera sobre o atual paradigma da alimentação moderna,
pós revolução verde, com o objetivo de expandir a consciência para os riscos que estamos
nos submetendo a partir do consumo de agrotóxicos e transgênicos, tornando possível
que as crianças e jovens se tornem sujeitos capazes de entender e analisar tamanho impacto
que o ecossistema vem sofrendo devido ao seu manuseio incorreto e imprudente apenas para
fins capitalistas. Com o decorrer do trabalho se tornou possível averiguar que o ensino de
agroecologia na vertente ecopedagogica possibilita o retornar para uma consciência planetária,
com ênfase a importância do debate nos meios acadêmicos sobre as possíveis vertentes
que se é factível reverter essa situação.

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Publicado

2018-08-15