Diagnóstico agrícola e social dos educandos do curso em agricultura familiar do IFPB – Campus Princesa Isabel

Autores

  • SILVA, Zenaide Gomes IFPB/Campus Princesa Isabel
  • PESSOA, Larissa Nicacio IFPB/Campus Princesa Isabel
  • CAMPOS, Vinícius Batista IFAP/Campus Laranjal do Jari – IFPB/ Campus Princesa Isabel
  • CAMPOS, Karoline Fernandes Siqueira IFAP/Campus Laranjal do Jari – IFPB/ Campus Princesa Isabel

Palavras-chave:

Educação, agroecologia, sustentabilidade

Resumo

O presente artigo é parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido no curso de formação
inicial e continuada em agricultura familiar, no campus Princesa Isabel do IFPB. O principal
objetivo foi traçar o perfil produtivo dos discentes que participam do curso e identificando
a utilização de técnicas e práticas agroecológicas. A agroecologia viabiliza a produção e a
segurança alimentar e nutricional da familiar agregando geração de renda. A Metodologia
desenvolvida teve por base a aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas.
Foi identificando que 77% residem na zona rural de Água Branca, 85% possuem propriedades
rurais, 55% conta apenas com a renda da propriedade, 69% dos discentes trabalham com tração
animal, 46% não planejam as atividades que tem que realizar na propriedade. Conclui-se
que as pessoas tem interesse em novas aprendizagens, pois acreditam nas práticas agroecológicas
e investem nas suas propriedades como Fonte de renda e alimentação saudável.

Downloads

Publicado

2018-08-15