Unidades pedagógicas de experimentação agroecológica (UPEA): o caso da Ilha do Capim em Abaetetuba, Pará

Autores

  • COSTA, Raquel de Jesus Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia-NEA-IFPA- Campus Castanhal
  • CARDOSO, Edson Wander Costa Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia-NEA-IFPA- Campus Castanhal
  • COELHO, Roberta de Fátima Rodrigues Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia-NEA-IFPA- Campus Castanhal
  • SOUSA, Romier da Paixão Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia-NEA-IFPA- Campus Castanhal

Palavras-chave:

Diálogos, Saberes, Manejo de açaizal, Horticultura, Tanque-rede

Resumo

O presente relato refere-se às atividades realizadas na Ilha do Capim, no município de Abaetetuba-
PA. As atividades foram divididas em quatro momentos: diagnóstico, reconstituição do
diagnóstico e escolha de demandas, formação e implantação das UPEAs, sendo elas: UPEA
I- Manejo de Açaizal Nativo, na comunidade Marituba; UPEA II- Horticultura Orgânica, na
área do furo e UPEA III- Criação de Peixe em Tanque-Rede, na comunidade Caratateua. No
desenvolvimento das atividades utilizou-se as Metodologias participativas, questionário semiestruturado,
caminhada transversal e observação direta. Os Resultados foram satisfatórios,
atingindo as metas propostas, onde o diálogo entre os saberes culminou na implantação das
UPEAs. Dessa forma, os educandos iniciaram a prática de extensão tecnológica sob perspectiva
sistêmica e agroecológica, buscando, aumentar a soberania alimentar dos moradores,
reduzir a dependência dos insumos externos e fortalecer os sistemas produtivos já existentes.

Downloads

Publicado

2018-08-20