Comercialização de produtos da Sociobiodiversidade: estratégias alternativas e de resistência de produtores agroextrativistas do Cerrado

Autores

  • GARCIA, Jessica Pereira UnB/PPG-MADER
  • MENDONÇA, Sabine Dessartre ICMBio
  • DINIZ, Janaína Deane de Abreu Sá UnB/PPG-MADER
  • GUÉNEAU, Stéphane CIRAD

Palavras-chave:

Mercados agroextrativistas, sistemas alimentares alternativos, Cerrado

Resumo

A atividade agroextrativista no Cerrado e o aproveitamento dos produtos oriundos da sua
grande biodiversidade, quando realizados de forma sustentável, podem contribuir com a qualidade
de vida das populações e conservação deste bioma. Entretanto, apesar de os produtos
do Cerrado estarem carregados de saberes e cultura dos seus Povos, ainda existem diversos
entraves na sua comercialização. Esta pesquisa buscou analisar as formas de comercialização
dos produtos agroextrativistas do Cerrado, com o objetivo de compreender como tem se
dado a organização desses mercados na região central do Brasil. Para tanto, foi realizada
pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, observações participantes e
sistemáticas em sete localidades, sendo cinco em Goiás, uma em Minas Gerais e uma no
Distrito Federal. Identificou-se que os produtos agroextrativistas hoje, no centro do Brasil, já
alcançam uma grande diversidade de tipos de mercado e de canais de comercialização e
essa variedade de canais abarca tanto mercados singulares como tradicionais. Conclui-se
que os produtos da sociobiodiversidade do Cerrado já conseguem atingir amplos canais de
comercialização, tanto em mercados tradicionais quanto em canais alternativos e mercados
diferenciados, onde se busca ressaltar os valores socioambientais desses produtos.

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Publicado

2018-08-22