Horta Escolar

Vivências Pedagógicas para uma Educação Ambiental Crítica em uma Escola Municipal de Campo Grande/MS

Autores

  • Augusto César Lopes JOSETTI UFMS
  • Icléia Albuquerque VARGAS

Palavras-chave:

educação ambiental, horta escolar, laboratório vivo, práticas pedagógicas, ensino de geografia.

Resumo

A Educação Ambiental se mostra como estratégica para se trabalhar e desenvolver valores socioambientais, sensibilizando e capacitando a sociedade para promover mudanças em sua realidade. Todavia, para que a Educação Ambiental cumpra com esse papel é necessário avançar além das práticas educativas mecanicistas, materializando-se em atividades práticas efetivas, não se pautando apenas em projetos discursivos e teóricos. Para tanto, a horta escolar surge como uma estratégia para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental que una teoria e práxis de forma crítica, auxiliando no processo ensino-aprendizagem de professores e alunos sobre a temática socioambiental. Nesse sentido, foi desenvolvido um projeto na Escola Municipal Elpídio Reis, localizada em Campo Grande/MS, cujo objetivo principal foi analisar como a vivência em práticas pedagógicas desenvolvidas em espaços de hortas escolares pode contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica. O espaço da horta escolar foi utilizado como um laboratório vivo para se trabalhar temáticas socioambientais como alimentação saudável, uso de produtos químicos na agricultura, água virtual, agroecologia, produção orgânica, entre outros.  Contribuiu também para trabalhar a socialização dos alunos e a importância de valores como: respeito, cooperação, solidariedade, amizade, responsabilidade e dedicação. Além de ser usado para desenvolver diversos conteúdos de Geografia, Ciências e outras áreas do conhecimento e fornecer hortaliças orgânicas para a merenda da escola. Esse projeto compõe parte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação do Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2018-12-27

Edição

Seção

AGROECOL - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas