As Estratégias de Comercialização da Associação dos Produtores do Campo (Asprocampo)

Estudo da Contribuição das Feiras no CPTL/Unidade I e no Condomínio Alto dos Ipês para a Recriação Camponesa em Três Lagoas/MS

Autores

  • Glaucimar Alves Pinha UFMS
  • Gabriela Nogueira de MEDEIROS
  • Rosemeire Aparecida de ALMEIDA

Palavras-chave:

Agroecologia, Canais Curtos De Comercialização, Soberania Alimentar.

Resumo

Objetivou-se neste trabalho estudar as estratégias de comercialização da Associação dos Produtores do Campo (ASPROCAMPO), principalmente com relação às Feiras na UFMS/CPTL/Campus I e no Condomínio Alto dos Ipês, para a recriação camponesa em Três Lagoas. O interesse nessa pesquisa se justifica no fato de que para atingir a soberania alimentar é preciso implementar os canais curtos de comercialização (CCC) que possibilitem autonomia aos camponeses e acesso a comida saudável na cidade. Para atingir os objetivos propostos, o estudo possui duas abordagens: primeiramente, a construção do referencial teórico-metodológico por meio de levantamento de livros e artigos que se relacionam à temática em estudo. Posteriormente, houve coleta de dados e informações por meio de questionários estruturados e semi-estruturados. Conclui-se que o estudo identificou as potencialidades da Feira como Canal Curto de Comercialização (CCC) tanto no sentido da melhoria de renda dos associados como também de mecanismo facilitador do acesso aos alimentos de qualidade por parte do público interno da UFMS/CPTL e do externo, representado pelos condôminos.

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Publicado

2018-12-29

Edição

Seção

AGROECOL - Redes de Comercialização de Produtos Agroecológicos e Economia Solid