A importância da horta didática para o curso de Agroecologia

FOR THE AGROECOLOGY COURSE

Autores

  • Gislayne Kayne Gomes Da Cruz IFPB
  • Jose Aliff Rozeno Da Silva IFPB- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Picuí
  • Jose Lucínio De Oliveira Freire IFPB- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Picuí

Palavras-chave:

Hortaliças; Olericultura; Aulas Práticas; Aprendizado.

Resumo

O Relato  teve por objetivo implantar uma horta agroecológica em uma área degradada para funcionar como espaço didático das aulas práticas dos Graduandos em Agroecologia do IFPB- Campus Picuí e principalmente incentivar e despertar nos discentes a importância sobre essas aulas, particularmente sobre a disciplina de Olericultura em que as hortaliças requer maior cuidado e observação desde o plantio a colheita e necessita de um cuidado especial na parte da irrigação por ser plantas sensíveis. Para o acontecimento da experiência, os alunos da turma de agroecologia foram divididos, ficando responsáveis cada grupo de produzir e preparar os canteiros para a implantação de hortaliças e da distribuição pós colheita. O cultivo de hortas é uma das atividades mais inseridas nos sistemas agroecológicos, pois as hortas podem ser entendidas como um sistema de produção de alimentos de origem vegetal em que podem ser produzidas no fundo quintais, perto das residências e em ambientes escolares como modo de terapia, aprendizado, e estudos educacional ambiental. Tende-se como resultado sobre a implantação de hortas didáticas mesclada a cursos como o de Agroecologia em que as aulas práticas se tornam benéficas e bem aproveitadas tanto para os discentes como os docentes a qual ministram essas aulas didáticas útil, desde que haja interação dos alunos e principalmente a cooperação e trabalho em grupo.  Além de ser uma aula didática podemos está fazendo adaptações de espécies que não é típica do nosso clima e dando origem a sementes crioulas.

 

Downloads

Publicado

2020-10-04