A dimensão socioambiental do ensino de ciências na horta escolar

Autores

  • José Silveira Filho Secretaria da Educação, Prefeitura de Fortaleza
  • Marcelo Rodrigues Tenório

Palavras-chave:

Iniciação científica; Troca de saberes; Alfabetização ecológica; Agricultura ecológica; Alimentação saudável.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver nos discentes a consciência da educação ambiental a partir da compreensão da agricultura orgânica com a realização de técnicas de cultivo relacionadas ao desenvolvimento sustentável. A relevância dessa pesquisa fundamenta-se nas relações sociais dos sujeitos envolvidos na troca de saberes, máxime entre a educação ambiental e a horta escolar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com   abordagem descritiva a partir da pedagogia dialógica de Paulo Freire utilizando o instrumento da entrevista semiestruturada. Realizou-se entrevistas com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Os resultados direcionaram para as atividades que contribuem para a modificação nos hábitos e atitudes de alunos quanto à percepção que eles possuem da natureza. O estudo desenvolvido na horta criou a noção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo e formar cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais.

Downloads

Publicado

2020-05-19