Residência Agrária Jovem – Educação do Campo e Juventude Rural: experiências agroecológicas em projetos de intervenção de jovens camponeses

Autores

  • ROCHA, Eliene Novaes Universidade de Brasília
  • SARAIVA, Regina Coelly Universidade de Brasília
  • FERNANDES, Adriana UnB
  • SIEBERT, Iridiane UnB
  • ROCHA, Edineide UnB

Palavras-chave:

Juventude do campo, intervenção, agroecologia e ação política

Resumo

Este relato técnico visa expor a experiência do Projeto Residência Agrária Jovem – Educação do
Campo e Juventude Rural (Edital MCTI/MDA-INCRA/CNPq N° 19/2014), tendo como referência
duas experiências de intervenção voltadas para agroecologia realizadas por jovens do campo em
assentamentos rurais no Distrito Federal e entorno. As ações interventivas realizadas pelos jovens
fez parte do ciclos formativos do projeto que previa desenvolver competências e capacidade profissional
para mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias
ao melhor desempenho de sua atuação social na área do associativismo e cooperativismo
nas dimensões produtivas, artístico-cultural, social e educativas para uma melhor atuação e intervenção
na realidade das comunidades rurais/tradicionais e assentamentos. Jovens camponeses
integrantes do projeto, entre 15 e 29 anos, promoveram ações interventivas em suas comunidades
voltadas para Práticas Sustentáveis Agroecológicas e Horta Comunitária de base agroecológica.
A experiência revelou que o trabalho coletivo dos jovens camponeses junto com os assentados/
acampados foi fundamental para o sucesso dos projeto de intervenção. Os jovens do campo
tiveram que conciliar conflitos e superar problemas. As ações interventivas permitiram mostrar o
potencial político e de mobilização da juventude do campo na transformação de suas realidades.

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Publicado

2018-08-21