A agroecologia e o ensino de sociologia em curso técnico de agropecuária do Instituto Federal Goiano - Ceres/GO

Autores

  • Daniela Aparecida Pacifico UFSC
  • Cristiano Desconsi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

educação contextualizada; ensino de sociologia; agroecologia.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma experiência de ensino do componente Sociologia no curso técnico de agropecuária integrado ao ensino médio, realizada em 2016 no campus Ceres/GO do Instituto Federal Goiano, estado de Goiás. O objetivo deste trabalho é o de refletir como que a partir de temas geradores relacionados à produção e aos sistemas produtivos é possível ensinar e aprender sobre o mundo social tendo como pressuposto, de um lado, o ensino de uma sociologia crítica em relação às práticas de produção na agricultura e, de outro, uma educação contextualizada às questões do desenvolvimento rural. Para atingir tal objetivo analisou-se a utilização da Revista Agriculturas Experiências em Agroecologia como material didático no ensino de Sociologia. Dentre os resultados desta análise estão (i) a adequabilidade da utilização de artigos da revista para o ensino da diversidade dos sistemas produtivos agroecológicos, ora da diversidade social, produtiva e territorial brasileira; e (ii) a disponibilidade de experiências em agroecologia que permitem o entendimento das dinâmicas sociais do campo por meio da prática e da organização social.

Downloads

Publicado

2020-08-05