A troca de saberes da juventude em um projeto de vivência agroecológica do IFG – Cidade de Goiás

Autores

  • PINTO, Diogo de Souza Instituto Federal de Goiás (IFG-Goias)
  • MACHADO, Jason Carvalho Instituto Federal de Goiás (IFG-Goias)
  • MENDANHA, Maria Eduarda Moreira Instituto Federal de Goiás (IFG-Goias)
  • FERREIRA, Victor Hugo dos Santos IFG-Goias
  • PINHEIRO, Emicleia Alves IFG e Escola Pluricultural Odé Kaiodê– Goiás

Palavras-chave:

educação, interdisciplinaridade, sustentabilidade

Resumo

Este relato reforça a importância das vivências interdisciplinares na formação de base agroecológica
a partir de uma experiência de um projeto do IFG – Cidade de Goiás. Realizado com
um grupo de estudantes do ensino médio do curso técnico em agroecologia, tendo a integração
como base do processo criativo, os estudantes organizam ambientes de construção de
conhecimentos e vivenciam a cultura camponesa através do cotidiano prático com a agricultura
familiar. A relação de troca de saberes entre os jovens nesses espaços contribuem para
uma formação humana e política dentro das relações sociais. Acreditamos que essas Metodologias
participativas quando incorporadas nos projetos de cursos de forma interdisciplinar
contribuem para o processo de aprendizagem sobre os princípios da agroecologia.

Downloads

Publicado

2018-08-21