Vivências Agroecológicas no Assentamento Pequeno William, DF

Autores

  • PEREIRA, Jéssica Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus Planaltina DF
  • SOUSA, Maurício Pablo Fernandes de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus Planaltina DF
  • PIMENTEL, Vania Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus Planaltina DF

Palavras-chave:

Soberania alimentar, Troca de saberes, Educação, Autonomia

Resumo

No desenvolvimento da Agroecologia novas abordagens de ensino são necessárias. Assim,
aqui relatamos o desafio da construção da troca de saberes através da componente curricular
Vivência Agropecuária em Bases Ecológicas, do curso Superior de Tecnologia em Agroecologia
do Instituto Federal de Brasília – IFB. As atividades foram desenvolvidas no assentamento
Pequeno William, vizinho ao Campus Planaltina-DF, por um grupo de estudantes e docentes
juntos aos assentados. A metodologia pautou-se pelo diálogo de saberes com objetivo de
que os estudantes pudessem conhecer a realidade dos assentados e suas práticas em busca
da soberania e segurança alimentar. E também contribuir com as famílias em processos
construídos coletivamente a partir de uma sequência de atividades interdisciplinares práticas,
dentro da visão agroecológica, relacionando a produção de alimentos e a qualidade de vida
das famílias. Proporcionando a partir dessa integração o fortalecimento e a construção do
conhecimento agroecológico neste território.

Downloads

Publicado

2018-08-21