A Construção do Conhecimento Agroecológico no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação de Jovens e Adultos para a Juventude: Possibilidades e Desafios

Autores

  • OLIVEIRA, João Carlos de ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE – ESTES; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU
  • LIMA, Tatiane Melo de INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – ICIAG; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU

Palavras-chave:

Cooperativismo e Economia Solidária, EJA, Juventudes

Resumo

O presente trabalho resulta do Módulo “Cooperativismo e Economia Solidária” ministrado
no Curso de Lato Sensu Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a Juventude, oferecido
pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O Módulo abordou as bases legais para implantação
de cooperativas, os princípios do cooperativismo e da economia solidária, enquanto
ferramentas de inclusão social, geração de renda e desenvolvimento local. Realizamos rodas
de conversas sobre o tema, com desenhos e/ou escritas num painel, sobre o que sabem e/
ou desejavam saber, o que a temática tem de relação ao curso. Fizemos uma visita na feira
agroecológica de assentados rurais da região, que acontece aos sábados dentro do Campus
da UFU, sob a responsabilidade do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários
(Cieps/UFU), como forma de entender as concepções de Economia Solidária defendidas
e desenvolvidas pelos/as agricultores/as familiares numa perspectiva de onde são, quem
são, o que produzem, como produzem, por que produzem, quanto tempo produzem, possuem
orientações de quem, gênero.

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Publicado

2018-08-21