Vivências no tempo comunidade: Agroecologia e educação do campo

AGROECOLOGY AND FIELD EDUCATION

Autores

  • Leonardo Gama Campos Universidade Federal Fluminense
  • Rossana Maria Papini Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação em Agroecologia, Tempo Comunidade, Interdisciplinaridade

Resumo

Este pequeno estudo de caso pretende tecer uma narrativa no campo das histórias de vida e formação, trazendo uma vivência singular e potencializadora compartilhada por parte do corpo discente e docente de um novo curso de graduação, gerado durante a década em curso, o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo existente no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, localizado no município de Santo Antônio de Pádua, durante o denominado Tempo Comunidade, parte da Pedagogia da Alternância, vital para este curso. Nesta Pedagogia se alternam o Tempo Escola (e/ou Universidade), organizado como tempo propriamente na universidade e este outro tempo, onde se propiciam vivências de ensino, pesquisa e extensão em outros territórios. Aqui construímos uma narrativa tecida a quatro mãos, trazida por nós, dois professores presentes nesta formação, ou seja, parte do Tempo Comunidade (TC) do semestre 2016-1, levada a termo por alguns docentes e vários alunos em Lumiar e São Pedro da Serra, distritos do município de Nova Friburgo.  

Downloads

Publicado

2020-08-05