Agroecologia nas escolas públicas: a coletividade, interdisciplinaridade e participação como base para uma ação educativa
the collective, interdisciplinarity and participation as the basis for an educational action.
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Extensão, Diálogo de saberesResumo
O presente relato tem como objetivo socializar a experiência do projeto de extensão “Traços culturais da comunidade da Ilha de Valadares”, atualmente nomeado de “Agroecologia nas escolas públicas: educação ambiental e resgate dos saberes populares”. O projeto conta com uma equipe interdisciplinar de discentes e docentes da UFPR que abordam a educação socioambiental crítica, fundamentada nos princípios da Agroecologia, no ensino fundamental em duas escolas. Alguns dos conteúdos desenvolvidos foram: ecologia, separação e reaproveitamento de resíduos, soberania alimentar e identidade cultural. Para isso, o grupo apoiou-se em espaços educativos, como a horta escolar, para desenvolver atividades culturais, artísticas e lúdicas com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem, e ainda agregar na formação de educadores e na disseminação de metodologias para a educação em Agroecologia.