Agroecology in public schools the collective, interdisciplinarity and participation as the basis for an educational action.

the collective, interdisciplinarity and participation as the basis for an educational action.

Authors

  • Georgia Rossi de Aguiar Universidade Federal do Paraná
  • Suzana Marques Rodrigues Alvares Universidade Federal do Paraná
  • Luana Renata de Oliveira Silva Universidade Federal do Paraná

Keywords:

Environmental Education, Extension, Knowledge dialogue

Abstract

O presente relato tem como objetivo socializar a experiência do projeto de extensão “Traços culturais da comunidade da Ilha de Valadares”, atualmente nomeado de “Agroecologia nas escolas públicas: educação ambiental e resgate dos saberes populares”. O projeto conta com uma equipe interdisciplinar de discentes e docentes da UFPR que abordam a educação socioambiental crítica, fundamentada nos princípios da Agroecologia, no ensino fundamental em duas escolas. Alguns dos conteúdos desenvolvidos foram: ecologia, separação e reaproveitamento de resíduos, soberania alimentar e identidade cultural. Para isso, o grupo apoiou-se em espaços educativos, como a horta escolar, para desenvolver atividades culturais, artísticas e lúdicas com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem, e ainda agregar na formação de educadores e na disseminação de metodologias para a educação em Agroecologia.

Author Biographies

Georgia Rossi de Aguiar, Universidade Federal do Paraná

Graduanda de Tecnologia em Agroecologia na Universidade Federal do Paraná, Campus de Matinhos. Integrante do Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo desde 2018, participante do Projeto de Extensão Agroecologia nas Escolas Públicas desde 2019.

Suzana Marques Rodrigues Alvares, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas - SP, na área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável (2018) e Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Aperfeiçoamento em Agroecologia pela Redcapa/MDA/Universidade de Berkley (2006). Atua principalmente nos seguintes temas: transição agroecológica, extensão rural, metodologias participativas, indicadores de sustentabilidade, sistemas agroflorestais, agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária. Atualmente atua como professora substituta do curso em nível de graduação de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Setor Litoral.

Luana Renata de Oliveira Silva, Universidade Federal do Paraná

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Dep Arnaldo Faivro Busato(2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. 

Published

2020-08-05