Análise da necessidade de escolarização de jovens, adultos e idosos: O estudo de caso na Horta Comunitária Girassol – São Sebastião/DF
Palavras-chave:
Agricultura Urbana, Educação Ambiental, Soberania AlimentarResumo
A Horta Comunitária Girassol surgiu em 2004 em meio às dificuldades enfrentadas pela comunidade
do bairro Morro Azul da cidade de São Sebastião, Distrito Federal. Atualmente é
vinculada à Casa de Cultura e Educação Permanente de São Sebastião. A presente pesquisa
tem por objetivo apresentar dados educacionais levantados com os membros da Horta Comunitária
Girassol e visa a contribuir para formulação de políticas públicas. A apresentação dos
referidos dados faz-se importante para subsidiar projetos e políticas públicas educacionais de
âmbito local. A importância para a agroecologia se justifica por meio de um trabalho de empoderamento
em prol da melhoria de iniciativas que incentivam o desenvolvimento da horta em
espaço público. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva
cujo procedimento de coleta de dados envolveu observação não participante, entrevista
semiestruturada e análise documental. Como principais resultados, constatou-se que 62,5%
dos membros da Horta Comunitária Girassol possui Ensino Fundamental Incompleto, 25%
possui Ensino Médio Completo e 12,5% possui Ensino Médio Incompleto. Como conclusões,
constata-se a necessidade de acesso à escolarização nos segmentos da Educação de Jovens
e Adultos, e a conhecimentos pertinentes à educação ambiental e aos trabalhos que
desenvolvem junto à horta, em uma perspectiva de formação profissional inicial e continuada,
com a promoção de geração de trabalho e renda