Formação de agentes de ATER e as diferentes percepções: interface de saberes
Palavras-chave:
Capacitação Profissional, PNATER, Políticas públicas, Tomé-AçúResumo
Este trabalho apresenta a experiência de realização de capacitação e formação de agentes de
ATER, uma parceria entre secretaria municipal, universidade, centro de pesquisa, na realização
de um curso equivalente a 30 horas. O objetivo foi sensibilizar e envolver técnicos extensionistas
para a formação e manejo de sistemas agroflorestais junto a grupo de agricultores
familiares. Ocorrido na universidade federal rural da Amazônia campus Tomé-Açú, contou
com a participação de agricultores, agricultoras, agentes extensionistas, secretaria de agricultura
municipal e centros de pesquisa. Um resultado baseado na interface teoria e vivência
prática foi a de construção de entendimentos para uma nova dialética interligando comercio e
qualidade de vida, comprometimentos com a temática, bem como a preocupação com novas
ações para continuidade das discussões e a construção de um panorama próspero para a
sociedade.