Desafios da integração Agroecologia-Educação Ambiental: análise de um projeto de horta escolar

Autores

  • Carlos Erick Brito de Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • Marlla Maria Barbosa Arouche Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Ambiente; Universidade; Escola.

Resumo

O presente trabalho busca analisar os desafios da integração Agroecologia-Educação Ambiental (EA) em um projeto de horta escolar desenvolvido em uma escola pública de São Luís – MA. A pesquisa é qualitativa e conta com as seguintes etapas: visitas à escola e acompanhamento das atividades; análise do projeto escrito; e entrevistas grupais, para as quais foram adotados os procedimentos éticos para pesquisas com seres humanos. Para a análise dos resultados, foram utilizados procedimentos da análise interpretativa. Foi possível notar um reconhecimento sobre a carência que os membros do projeto possuíam quanto à formação em EA e Agroecologia, a inexperiência no planejamento e realização de projetos escolares, e que esta associação se trata de uma construção complexa. Isto demonstra que a integração Agroecologia-EA suscita desafios, que demandam desde uma fundamentação acadêmica nas duas perspectivas ao pleno envolvimento da comunidade em todas as etapas deste processo.

Biografia do Autor

Marlla Maria Barbosa Arouche, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Ciências Biológicas e Mestranda em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

2020-08-05