Desafios da integração Agroecologia-Educação Ambiental: análise de um projeto de horta escolar

Autores/as

  • Carlos Erick Brito de Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • Marlla Maria Barbosa Arouche Universidade Federal do Maranhão

Palabras clave:

Ambiente; Universidade; Escola.

Resumen

O presente trabalho busca analisar os desafios da integração Agroecologia-Educação Ambiental (EA) em um projeto de horta escolar desenvolvido em uma escola pública de São Luís – MA. A pesquisa é qualitativa e conta com as seguintes etapas: visitas à escola e acompanhamento das atividades; análise do projeto escrito; e entrevistas grupais, para as quais foram adotados os procedimentos éticos para pesquisas com seres humanos. Para a análise dos resultados, foram utilizados procedimentos da análise interpretativa. Foi possível notar um reconhecimento sobre a carência que os membros do projeto possuíam quanto à formação em EA e Agroecologia, a inexperiência no planejamento e realização de projetos escolares, e que esta associação se trata de uma construção complexa. Isto demonstra que a integração Agroecologia-EA suscita desafios, que demandam desde uma fundamentação acadêmica nas duas perspectivas ao pleno envolvimento da comunidade em todas as etapas deste processo.

Biografía del autor/a

Marlla Maria Barbosa Arouche, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Ciências Biológicas e Mestranda em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Publicado

2020-08-05