Tecendo saberes com educadoras e educadores – uma proposta de Educação e Agroecologia

Autores

  • Keila Cássia Santos Araujo Universidade Federal do Paraná Setor Litoral
  • Paulo Rogério Lopes Universidade Federal do Paraná Setor Litoral
  • Ananda Graf Mourão
  • Rayen Mourão
  • Max Erick Osterkamp
  • Alan Marx Francisco
  • Lunamar Cristina Morgan
  • Vinicius Britto Justus
  • Fátima Abgail Oliveira Freitas
  • Georgia Rossi
  • Nathalia Drumond

Palavras-chave:

Transição agroecológica, Interterritorialidade, Alternativas para uma nova educação, Formação de formadoras

Resumo

Com o intuito de promover a construção da visão integradora, sistêmica e holística, despertar um olhar crítico sobre a realidade local e construir projetos e propostas de transformação socioecológica nos territórios, o curso de extensão “Educação e Agroecologia: Tecendo Saberes com educadores e educadoras do campo, da cidade e agentes de desenvolvimento local, tem como objetivo principal a partir das bases, e diretrizes da Agroecologia, dos princípios da Educação em Agroecologia, das Alternativas para uma nova educação (ANE) e da educação do campo,  contribuir com a transição educadora agroecológica. O referido curso de extensão é composto por sete encontros educadores presenciais, os quais são denominados de tempo universidade. Ainda, será realizado o período de alternância, que implica no desenvolvimento de atividades no tempo comunidade. Para o desenvolvimento de uma transição educadora agroecológica esse curso de formação terá como pilar básico a interterritorialidade, interculturalidade, interexperencialidade, interinstitucionalidade, interdisciplinaridade e intergeracionalidade. A formação de formadores é um dos caminhos necessários para avançarmos com os processos de transição agroecológica. Valoriza a diversidade de experiências, ideias, pensamentos, saberes e percepções advindas das diferentes áreas do conhecimento e das vivências dos educandos e educandas, considerando o vivido e  a problematização coletiva das realidades locais das comunidades/territórios se constitui numa estratégia substancial para os processos de mapeamento e planejamento participativo de ações agreocológicas educadoras.

Biografia do Autor

Paulo Rogério Lopes, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Professor Ufpr Setor Litoral

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Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias