Tecendo saberes com educadoras e educadores – uma proposta de Educação e Agroecologia
Palavras-chave:
Transição agroecológica, Interterritorialidade, Alternativas para uma nova educação, Formação de formadorasResumo
Com o intuito de promover a construção da visão integradora, sistêmica e holística, despertar um olhar crítico sobre a realidade local e construir projetos e propostas de transformação socioecológica nos territórios, o curso de extensão “Educação e Agroecologia: Tecendo Saberes com educadores e educadoras do campo, da cidade e agentes de desenvolvimento local, tem como objetivo principal a partir das bases, e diretrizes da Agroecologia, dos princípios da Educação em Agroecologia, das Alternativas para uma nova educação (ANE) e da educação do campo, contribuir com a transição educadora agroecológica. O referido curso de extensão é composto por sete encontros educadores presenciais, os quais são denominados de tempo universidade. Ainda, será realizado o período de alternância, que implica no desenvolvimento de atividades no tempo comunidade. Para o desenvolvimento de uma transição educadora agroecológica esse curso de formação terá como pilar básico a interterritorialidade, interculturalidade, interexperencialidade, interinstitucionalidade, interdisciplinaridade e intergeracionalidade. A formação de formadores é um dos caminhos necessários para avançarmos com os processos de transição agroecológica. Valoriza a diversidade de experiências, ideias, pensamentos, saberes e percepções advindas das diferentes áreas do conhecimento e das vivências dos educandos e educandas, considerando o vivido e a problematização coletiva das realidades locais das comunidades/territórios se constitui numa estratégia substancial para os processos de mapeamento e planejamento participativo de ações agreocológicas educadoras.