A formação de educadores do campo pela cultura popular
Palavras-chave:
cultura popular, mística, arte, educaçãoResumo
Neste trabalho refletimos sobre a formação de docentes e discentes das Escolas Famílias Agrícola (EFAs), analisando as interações entre escolas do campo e as manifestações culturais do seu entorno. Analisamos o papel das “Místicas” no processo de avivamento da arte e da cultura no âmbito das EFAs e do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LICENA/UFV).
Em nossas ações junto a EFA Chapadinha, em Nova Venécia-ES, realizamos diversas místicas; planejamento e organização da Festa Junina da escola dando foco à cultura popular; e colaboração na preparação da festa POMITAFRO (dos povos da região, de origem: Pomerana, italiana e africana). Planejamos e realizamos místicas em eventos da agroecologia na UFV como: a Troca de Saberes e as Jornadas Universitárias em defesa da Reforma Agrária (JURA).
Perceber e estudar a contribuição da cultura popular tem sido fundamental na formação de educadores e educadoras do campo, tanto na EFA Chapadinha quanto na Licena/UFV.