As práticas pedagógicas da Oficina de Tambor: tradição e reinvenção

tradition and reinvention

Autores

  • Deborah Terezinha Conceição UFRRJ
  • Roberta Maria Lobo da Silva UFRRJ

Palavras-chave:

música; educação; agroecologia; etnomusicologia.

Resumo

O presente trabalho pretende analisar as práticas pedagógicas da “Oficina de Tambores”, tendo como referência três oficinas ministradas no primeiro semestre de 2019, no município de Seropédica - RJ. Para melhor exposição do assunto, analisaremos tais práticas a partir de três perspectivas. A primeira perspectiva envolve a importância da música no percurso formativo dos sujeitos através de práticas pedagógicas que com a música afirmam uma educação pela sensibilidade, como mudança da recepção e percepção dos sentidos além da inclusão da experiência de coletividade e a subjetividade do indivíduo em seu território; A segunda perspectiva de análise tem como base os relatos sobre a “Oficina de Tambores” nas quais participaram professores, graduandos e estudantes do colégio estadual do município; e por último, temos a perspectiva da etnomusicologia associada ao reconhecimento da ancestralidade através da herança dos sons dos negros no Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-04