A interdisciplinaridade da educação do campo: o caso da Escola Nazaré Flor/Itapipoca-CE

Autores

  • Francisco Tavares Forte Neto Universidade Federal do Ceará
  • Mariana Gomes Vieira
  • Leonardo Barbosa Oliveira
  • Lindenberg Costa Paulino
  • Antonio Aristides Pereira Gomes Filho
  • Ana Vitória Maciel Feijó

Palavras-chave:

Juventude, Agroecologia, Escola do Campo

Resumo

A educação do campo é resultado da luta de movimentos sociais camponeses, e ela possui especificidades em relação ao modelo de ensino convencional. Em sua matriz curricular a mesma prevê uma abordagem interdisciplinar, que dialogue com a realidade do campo, através da discussão de conteúdos como agroecologia, política, movimentos sociais, questões de gênero e sexualidade e valorização da cultura nordestina. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de visita a Escola do Campo Nazaré Flor, localizada no Assentamento Maceió, Itapipoca-CE, explanando sua importância, atividades desenvolvidas e metodologia adotada. Durante a vivência foi possível conhecer o histórico, ações realizadas e visitar as dependências da escola. E por meio disso, evidenciar as benfeitorias que a escola do campo trouxe ao assentamento.

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Publicado

2020-08-04