Escola Agroecológica: uma atitude sustentável, dinâmica e interdisciplinar

a sustainable and dynamic and interdisciplinary attitude

Autores

  • Francisca Luciana Peres de Castro Centro educacional seculo
  • Carlos Jennings
  • Nivia Carvalho
  • Bruna Simões

Palavras-chave:

Espaço; Agroecologia; Discente.

Resumo

 O presente trabalho relata a experiência realizada no Centro educacional Século, pertencente a rede privada de ensino do estado do Amazonas, localizada no município de Manaus/AM, teve por objetivo principal desenvolver, juntamente com os educandos, atividades que utilizassem técnicas agroecológicas na escola. Nesse contexto a horta escolar ganha uma nova nomenclatura com a denominação de Espaço Agroecológico é nesse espaço que os educandos encontram oportunidade de promover a interação do ser e o ecossistema ao seu redor, promovendo a interdisciplinaridade. Dentre as atividades realizadas está a compostagem, que visa produzir composto orgânico utilizando resíduos da alimentação escolar e também da manutenção dos jardins, como podas de plantas e aparas de gramas. No espaço agroecológico são cultivadas espécies de hortaliças adaptadas à nossa região e a introdução de  hortaliças não convencionais, as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), para que os alunos possam saborear e cultivar novas variedades de plantas com valores nutricionais bem significativos e principalmente serem nutridos por plantas antes consideradas como MATO. 

Downloads

Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias