O papel da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu na construção do conhecimento agroecológico em defesa do território na Baixada Fluminense

Autores

  • Ana Loreta Xenofonte de Pinho Paiva UFRRJ
  • Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio

Palavras-chave:

território agroecológico; agricultura familiar; identidade

Resumo

A Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu (EANI) se caracteriza por ser uma experiência de um espaço de educação popular em andamento implantada em 2007 no município de Nova Iguaçu (RJ), atualmente coordenada pela Emater-NI e administrada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Tendo o território como base analítica a partir junção das variáveis culturais, econômicas, políticas e sociais (TENÓRIO, 2016), o objeto de investigação deste relato de experiência está em analisar as transformações sociais diretamente relacionas á teoria e a prática propostas metodologicamente pelas ações da EANI sob a perspectiva agroecológica que tem contribuído para reprodução e permanência da agricultura familiar no território e a relação destes fatores com o estabelecimento de instrumentos locais de emancipação e poder social, a partir da afirmação da identidade cultural destes atores.

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Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias