Reconhecimento diferenciação do espaço escola – comunidade e a qualidade da alimentação escolar

Autores

  • SANTOS, Simone Teles da Silva Instituto Federal Baiano – Campus – Bom Jesus da Lapa
  • GAMA, Erasto Viana Silva Instituto Federal Baiano – Campus Serrinha

Palavras-chave:

Nutrição, Políticas públicas, Segurança alimentar, Quintais produtivos

Resumo

A oficina de elaboração de mapa falado, para o reconhecimento do espaço escolar, da comunidade
local e a qualidade da alimentação escolar destinadas à crianças de uma escola
de Educação Fundamental do/no campo no Município de Bom Jesus da Lapa-BA, teve como
objetivo contribuir para o desenvolvimento e melhoria das políticas nutricionais de alimentação
escolar enquanto meio de sensibilizar estudantes e pais para o cuidar da saúde. Teve
como abordagem qualitativa, modelagem de pesquisa-ação, para coleta de dados utilizou-se
o mapa falado. A pesquisa na escola Josino Pereira Dias proporcionou aos estudantes o conhecimento
do espaço escolar e a comunidade, propiciou o aprendizado de como aproveitar
os alimentos de quintais para enriquecer a alimentação escolar, na perspectiva de mudança
de hábitos alimentares, não só dos escolares mas, de grande parte da comunidade. Agregou
valor aos quintais produtivos na composição de que os alimentos presentes neles podem
servir de alimentação escolar.

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Publicado

2018-08-19