Educação ambiental dialógico-crítica e sua relação com práticas de agroecologia e de educação do campo no território do extremo sul da Bahia

Autores

  • Caroline Lins Ribeiro Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Kelci Anne Pereira Universidade Federal do Piauí
  • Amadeu José Monsenhor Logarezzi Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Educação socioambiental; saberes agroecológicos; escolas do campo; sociedades sustentáveis

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de doutorado, realizada em 2018, que teve como objetivo destacar, de experiências relacionadas à educação do campo e à agroecologia, matrizes formativas e práticas que pudessem auxiliar na problematização de questões socioambientais tradicionalmente debatidas pela educação ambiental, adotando uma perspectiva dialógico-crítica, com vistas à formação de sociedades sustentáveis. A metodologia qualitativa, com aproximações do método materialista histórico dialético, possibilitou evidenciar contradições existentes no contexto agrário do extremo sul da Bahia e também identificar práticas camponesas, dinamizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Tais práticas têm apontado possíveis caminhos para a superação de contradições antagônicas, diante do degradante momento histórico vivido, marcado pela ausência de reforma agrária e de outros entraves na formação de sociedades sustentáveis.

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Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias