Educação ambiental dialógico-crítica e sua relação com práticas de agroecologia e de educação do campo no território do extremo sul da Bahia
Palabras clave:
Educação socioambiental; saberes agroecológicos; escolas do campo; sociedades sustentáveisResumen
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de doutorado, realizada em 2018, que teve como objetivo destacar, de experiências relacionadas à educação do campo e à agroecologia, matrizes formativas e práticas que pudessem auxiliar na problematização de questões socioambientais tradicionalmente debatidas pela educação ambiental, adotando uma perspectiva dialógico-crítica, com vistas à formação de sociedades sustentáveis. A metodologia qualitativa, com aproximações do método materialista histórico dialético, possibilitou evidenciar contradições existentes no contexto agrário do extremo sul da Bahia e também identificar práticas camponesas, dinamizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Tais práticas têm apontado possíveis caminhos para a superação de contradições antagônicas, diante do degradante momento histórico vivido, marcado pela ausência de reforma agrária e de outros entraves na formação de sociedades sustentáveis.