Promoção de produtos agroecológicos: espaço para trocas e saberes sobre sustentabilidade e consumo consciente
Palavras-chave:
Agricultura alternativa; Economia solidária; Soberania alimentarResumo
Para famílias, grupos agroecológicos e ONG’s que produzem e comercializam seus produtos em cadeias agroalimentares, as feiras agroecológicas surgem como uma alternativa de escoar a produção. Estes espaços, além de locais de comercialização, também se tornam importantes para a convivência e diálogo. A experiência foi realizada na Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), entre os anos de 2018 e 2019. O objetivo inicial era o escoamento dos produtos excedentes da unidade experimental do Grupo Verde de Agricultura Alternativa (GVAA). O espaço era promovido semanalmente no Centro de Convivência da UFERSA. A promoção dos produtos gerou boa aceitação e trouxe questionamentos sobre a não existência de uma feira agroecológica na UFERSA, como é o caso de outras instituições na cidade, possibilitando debates e a articulação de novas iniciativas dentro da Universidade.
Palavras-Chave: Agricultura alternativa; Economia solidária; Soberania alimentar.
Keywords: Alternative farming; Food sovereignty; Solidarity economy.