Curso Curso de Tecnologia em Agroecologia

a Construção do Conhecimento nas Práticas do NEA - Candombá

Autores

  • Raíssa Fernandes Monteiro Instituto Federal de Brasília/campus Planaltina
  • Adriana Fernandes Souza Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Coletividade; Organização social; Soberania; Autonomia; Agroecologia

Resumo

Este relato visa abordar as experiências de construção do conhecimento, do curso de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Brasília campus Planaltina, as vivências foram realizadas pelo Projeto de Intervenção Pesquisa – Ação (PIPA), denominado por Ambientes de Interação Agroecológica e Inovações no Manejo da Agrobiodiversidade em Assentamentos Rurais de Planaltina-DF, as ações de formação dos tecnólogos junto com os moradores do assentamento da Reforma Agrária Pequeno Willian, situado no mesmo território, ocorreu no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2019.
O objetivo geral do projeto- PIPA, desenvolvido pelo grupo do Núcleo de estudos em Agroecologia denominado NEA – Candombá, contribuiu para a formação dos estudantes envolvidos, vivenciando a importância do ensino, pesquisa e extensão, realizando levantamentos de práticas agroecológicas das famílias assentadas, as suas contribuições para a conservação do meio ambiente, produção e manejo de sementes crioulas e organização social e cultural do assentamento, garantindo a manutenção e preservação da Agrobiodiversidade, descrevendo os manejos agroecológicos da produção familiar e a percepção dos agricultores sobre o território, promovendo uma interação dos estudantes com os produtores e professores coordenadores, ampliando as dimensões formativas promovidas pelas práticas agroecológicas, que estão para além da questão ambiental, são totalmente vinculadas à relação política, social e formação humana.

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Publicado

2020-09-07

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias