Educação ambiental como atrativo para crianças e jovens do campo: agroecologia fortalecendo o futuro da agricultura familiar

Autores

  • AMORIM, Ana Paula da Conceição Fernandes de Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Informações Toxicológicas, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (CIT HUCFF/UFRJ)
  • SANTOS, Moana Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Informações Toxicológicas, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (CIT HUCFF/UFRJ)
  • FONSECA, Cecília Bandeira d`Aquino Verde Musgo Ecologia e Meio Ambiente Ltda

Palavras-chave:

Êxodo rural, agroecossistemas, identidade territorial, sustentabilidade, legado familiar

Resumo

Este artigo tem a finalidade de apresentar a atividade de educação ambiental desenvolvida
em um Colégio Estadual do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2014. A atividade foi dividida
em duas etapas, sendo uma parte teórica expositiva em sala de aula e outra prática, com
visitação à uma propriedade de agricultura familiar cujo foco principal foi a agrofloresta. Essa
atividade fez parte de um projeto maior de transição agroecológica, no território onde o colégio
estava inserido e que era frequentado por muitos filhos ou netos de agricultores familiares. O
objetivo principal dessa atividade foi desenvolver a educação ambiental em agroecologia para
estas crianças e jovens, com a finalidade de fortalecer a mobilização e a sensibilização crítica
do modelo de desenvolvimento local de modo a contribuir para a melhoria das condições socioambientais
e de sustentabilidade dos agroecossistemas, e, desse modo, valorizar o saber
local e a agricultura familiar.

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Publicado

2018-08-19