A educação em agroecologia como orientadora na construção de identidade socioambiental dos alunos do Reassentamento Flor da Serra, em Porto Nacional/TO
Palavras-chave:
Escola do Campo, Ressignificação, Diversidade, EducaçãoResumo
A partir dos espaços de diálogos em torno da Educação em Agroecologia , acredita-se na
inserção de princípios e diretrizes que integrem o local ao qual a escola está inserida, transpondo
ao ensino-aprendizado, saberes e fazeres locais. Nesse sentido, os princípios norteadores
da educação em agroecologia foram implementados por meio do Projeto; “Árvore da
Leitura” nas práticas realizadas na Escola Municipal Carmencita Matos Maia, localizada no
Reassentamento Flor da Serra, em Porto Nacional/TO. A ação integra o Núcleo de Estudo
em Agroecologia (NEA), Unitas Agroecológica e teve como objetivo, desenvolver e fortalecer
ações pedagógicas interdisciplinares entre a academia e a escola do campo, a fim de promover
o diálogo e vivências de valorização e preservação dos diferentes saberes. Para tanto,
utilizou-se da Metodologia inclusiva, do construtivismo e do “aprender a aprender”, o que permitiu
evidenciar a educação em agroecologia e seus princípios como formadores de práticas
sustentáveis.