Horta orgânica pedagógica: da implantação à economia solidária passando pela educação alimentar e ambiental

Autores

  • COSTA, Daniele Lima Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
  • SOUSA, Ingride Lorrane Miranda Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
  • SILVA, Delaine Sampaio Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
  • SANTOS, Misael Freitas Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
  • PAULINO, Geomarcos da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

Palavras-chave:

Escolas, ferramenta pedagógica, alimentação, reeducação

Resumo

Objetiva-se com este trabalho analisar e relatar as experiências vivenciadas pelos atores envolvidos
na implantação de quatro hortas orgânicas pedagógicas em quatro escolas públicas
do município de Santarém, com ênfase nos impactos educativos e econômicos desses dispositivos.
Realizou-se observações in loco e entrevistas semi- estruturadas junto aos atores
envolvidos desde a etapa de planejamento à implantação das HOPs. Constatou-se que após
a criação das hortas nas escolas, houve maior abertura ao consumo cotidiano de verduras
e legumes pelos alunos. As HOPs funcionavam como um espaço educativo e um espaço de
produção de alimentos saudáveis, sem utilização de insumos químicos. Os dados obtidos indicam
que as HOPs impactam de forma positiva o desenvolvimento da educação ambiental e
alimentar, promovendo também aspectos ligados a economia solidária. Contribuindo para um
estilo de vida consciente, integrando saúde, solidariedade e qualidade de vida.

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Publicado

2018-08-19