Carijo: uso de metodologias participativas no resgate de conhecimentos populares para fabricação de erva-mate como forma de diversificação produtiva.

resgate de conhecimentos populares em um carijo para fabricação de erva-mate como forma de diversificação produtiva

  • Márcio Marcelo Garcia Morales
  • Germano Ehlert Pollnow Universidade Federal de Pelotas
  • Fábio André Mayer Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia
  • Roni Carlos Bonow Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia
  • Zamir Cardoso Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia
Palavras-chave: Diversificação Produtiva em Áreas Cultivadas com Tabaco, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, Assistência Técnica e Extensão Rural, Agroecologia

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência do Carijo para fabricação de erva-mate. atividade realizada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD)/Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA Núcleo Pelotas) no município de Arroio do Padre, Rio Grande do Sul. Tal atividade está vinculada à execução de uma chamada pública vinculada à ANATER, para diversificação produtiva em áreas cultivadas com tabaco. Entendemos que muito além dos 44kg de erva-mate que foram produzidos não foram a parte mais importante desse processo, mas sim o resgate de uma técnica tradicional de processamento desse produto idiossincrático para os gaúchos; o fortalecimento das relações sociais multiétnicas; a valorização dos agroecossistemas locais com plantas nativas da região, e o enfoque agroecológico na prestação do serviço de ATER voltado para a diversificação produtiva em áreas cultivadas com tabaco. 

Publicado
2022-03-21
Seção
RTA - Ética, epistemologia, formação e construção do conhecimento agroecológico