Educação e agroecologia: Estudo de caso Colégio Benedito Rokag, Terra Indígena Apucaraninha, Tamaraná/PR

Autores

  • LÓPEZ, Aguilar Flor Magali Universidade Federal de São Carlos
  • NORDER, Luiz Antonio Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Sistema agroflorestal, Sementes nativas, Saberes tradicionais, Etnia Kaingang

Resumo

A cosmologia tradicional da etnia Kaingang se baseia nos universos natural, social e sobrenatural,
interagindo reciprocamente. Nesse caso, a agroecologia desempenha um papel fundamental
no resgate do conhecimento tradicional. O objetivo do presente estudo foi conhecer
as perspectivas dos alunos, residentes e professores sobre o sistema agroflorestal do Colégio
Benedito Rokag pelo Projeto Básico Ambiental do COPEL. Vinte e sete entrevistas semiestruturadas
foram realizadas com participantes diferentes dentro da aldeia, de Dezembro de
2015 a Abril de 2016. A mais direta relação deles com o ambiente ocorre durante a Festa do
Parí, cujos interesses foram identificados no resgate de sementes nativas, tais como o milho
Gãr pé, o feijão Pé Ni Grú (unha de velha) e Shoin (feijão da Índia). Identificamos também que
a rotatividade dos técnicos do COPEL dificulta a conexão da população com os projetos de
educação ambiental.

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Publicado

2018-08-19