Agroecologia e educação profissional do campo

Autores

  • FERREIRA, Germano de Barros Universidade de Pernambuco – UPE
  • SILVA, Maria Alexsandra Universidade de Pernambuco – UPE
  • SANTANA, Paulo José Universidade de Pernambuco – UPE
  • SILVA, Valdiane Soares Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – FAINTVISA

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Agricultura Familiar, Visão Sistêmica, Inovação

Resumo

Este artigo analisa os impactos qualitativos do Curso Técnico Profissional em Agroecologia,
na vida dos estudantes, dos seus familiares e na sua propriedade. O SERTA é uma organização
não governamental que vem formando gerações para o desenvolvimento sustentável do
campo. A análise da experiência obedeceu aos princípios da observação, análise documental
e vivência durante os processos formativos. Os Resultados da análise demonstraram envolvimento
e empoderamento dos estudantes ao longo do curso devido à interação dos saberes
populares com as disciplinas e os conteúdos do curso, fomentados pelos princípios da agroecologia.
Esses Resultados foram atingidos pela capacidade técnica, política e pedagógica da
instituição em incorporar ao curso as contribuições da educação do campo e popular, pedagogia
da alternância, agroecologia, teoria da complexidade e visão sistemática.

Downloads

Publicado

2018-08-19