Avaliação do perfil alimentar e do conhecimento sobre Hortas Escolares de estudantes da Região Central do Rio Grande do Sul

  • Henrique da Silva Carneiro Instituto Federal Farroupilha - Campus: São Vicente do Sul
  • Murilo Munareto Dorneles Instituto Federal Farroupilha - Campus: São Vicente do Sul
  • Kauany Nascimento dos Santos Instituto Federal Farroupilha - Campus: São Vicente do Sul
  • Larissa Alves Sturza Instituto Federal Farroupilha - Campus: São Vicente do Sul
  • Gláucia Brisotto Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciane Ayres-Peres Instituto Federal Farroupilha - Campus: São Vicente do Sul
  • Thiago Della Nina Idalgo Instituto Federal Farroupilha - Campus: São Vicente do Sul
  • Ana Luiza Gomes Paz Instituto Federal Farroupilha - Campus: São Vicente do Sul
Palavras-chave: Agrotóxicos, Educação, Nutrição, Perfil Alimentar

Resumo

As Hortas Escolares são espaços de produção alimentícia as quais funcionam como ferramenta pedagógica, que proporciona maior entendimento  sobre temáticas como: cultivo, qualidade e necessidade do alimento. Tendo em vista esses conceitos, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o perfil alimentar de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola na região central do Rio Grande do Sul. Para tal, foi proposto um questionário fechado de 10 questões aplicado no primeiro semestre de 2021. A partir do mesmo, verificou-se um cenário preocupante quanto à origem dos alimentos (maior parte de mercados), pouco consumo de frutas e hortaliças, bem como uma falta de entendimento sobre os agrotóxicos. A partir da análise dos questionamentos apresentados, evidenciou-se a necessidade de discutir, desde os níveis iniciais de escolarização aspectos relacionados à educação alimentar. Promovendo a sensibilização, bem como a autonomia dos estudantes, e por conseguinte, de suas famílias, tanto na reflexão do que é consumido como independência do que pode ser produzido.

Publicado
2022-03-23