Educação em agroecologia: do currículo prescrito ao currículo praticado – a experiência do Curso de Educação do Campo – UNIPAMPA
Palavras-chave:
Educação do Campo, Agroecologia, componentes, projeto político pedagógico, PampaResumo
Os cursos de educação do campo são demandas dos movimentos sociais. Uma das principais
questões para a agricultura familiar e camponesa é a produção de alimentos saudáveis, de
forma a recuperar a relação metabólica entre cultura e natureza. A agroecologia, na perspectiva
do projeto pedagógico da educação do campo – UNIPAMPA, se concretiza na perspectiva
do diálogo de saberes, como eixo organizador do currículo. O objetivo desse relato de experiência
técnica é avaliar a formação de educadores do campo no desenvolvimento de temas
relacionados à Agroecologia no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências
da Natureza da UNIPAMPA – Dom Pedrito. As experiências com educação em agroecologia
na formação de docentes em educação do campo – ciências da natureza - vêm mostrando a
possibilidade da articulação de diferentes disciplinas e área do conhecimento na perspectiva
da formação de capazes de pensar a educação em sua totalidade complexa. Os Resultados
iniciais nos apontam que a educação em agroecologia pode contribuir com outra forma de
viver a educação, bem como a escola e a formação docente.