A permacultura como ferramenta para a alfabetização ecológica: uma experiência na Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito/Fatec-CB

Autores

  • MORAES, Ana Leticia Vergueiro de Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito
  • BUENO, Renato Rodrigues Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito
  • CUEVAS, José Alejandro de Proença Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito
  • SCALAMBRINO, Mário Sérgio Soléo Faculdade de Tecnologia de Jacareí
  • BRAGA, Ana Claudia Rocha Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito
  • GOMES, Márcia Aparecida Novaes Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito

Palavras-chave:

educação ambiental, transdisciplinaridade, sustentabilidade

Resumo

Este relato aborda uma experiência com a alfabetização ecológica de integrantes do Coletivo
TEIA da Fatec-CB, utilizando como ferramenta os princípios e as práticas da permacultura. A
faculdade está localizada na região do Estado de São Paulo com a maior área remanescente
de Mata Atlântica e com grande número de famílias rurais. O Coletivo nasceu com um projeto
que visa construir um espaço no Campus de disseminação dos conhecimentos da agroecologia
e da permacultura. Dentre os Resultados obtidos, destacam-se a implantação no Campus
de uma área em que práticas da permacultura são desenvolvidas pelos alunos da faculdade
e com crianças e jovens das escolas locais. Outras atividades do coletivo são os mutirões em
propriedades rurais da região e a troca de experiências com um grupo de outra instituição de
ensino superior. Destaca-se o importante papel da alfabetização ecológica para a formação
de um grupo coeso e contínuo que possibilita o aprendizado mais amplo da agroecologia.

Downloads

Publicado

2018-08-19